Os dentes movem-se ao longo da nossa vida!
Os dentes estão em movimento durante toda a vida. Esta mobilidade fisiológica funcional ocorre diariamente, de forma discreta, em todos os dentes naturais e saudáveis. Acontece, por exemplo, durante a mastigação e deglutição dos alimentos, entre outros fatores como bruxismo ou ausência de dentes.
É este movimento natural que a Ortodontia estuda e aproveita para reposicionar os dentes que não estão na posição correta e que trazem problemas das mais diversas ordens, desde a estética à mastigação, passando pela fala e estabilidade muscular facial.
O tratamento ortodôntico terminou…
O final do tratamento ortodôntico é um alívio para qualquer paciente, e maravilhosa a sensação de “sentir os dentes”, poder comer uma maça “à dentada”. Estas são as descrições mais comuns quando se retira um aparelho fixo. Com o término do uso do aparelho são feitas recomendações em relação aos cuidados necessários que não devem ser descurados.
É também comum existir a sensação de – terminou, finalmente! Principalmente por parte de pacientes de casos mais longos. Pois, uma parte considerável dos tratamentos ortodônticos são morosos, podendo demorar alguns anos. Concluído este tratamento, a visita ao dentista por norma diminui, assim como o foco do paciente para os seus dentes.
Uma das preocupações mais comuns durante o tratamento ortodôntico é saber se os dentes podem entortar depois de usar aparelho, pois o esforço e disciplina para mantê-los corretamente precisam valer a pena. A resposta a esta preocupação é que sim, os dentes podem-se movimentar. Daí, a importância das contenções e das visitas recomendadas pelo seu ortodontista para acompanhamento.
O que são contenções ortodônticas?
Existem dois tipos de contenção: a contenção fixa – que é parecida com um “fio de metal” fino que é colado na parte interior dos dentes da frente, que vai fixar os dentes entre si na posição final do tratamento de ortodontia.
A contenção removível – aparelho que se adapta aos dentes na sua posição final do tratamento, esta contenção abrange toda a arcada e usada apenas durante a noite na maioria dos casos.
A função de ambas é estabilizar os dentes.
Porque são tão importantes?
Depois do tratamento continua a ser possível alterações em função dos estímulos, como já vimos, os dentes vão-se movendo.
Marcação para controlo de contenções: “está tudo bem, não vou”
Existem muitos aspetos que nós não nos apercebemos que acontecem e que por isso é que é necessário serem acompanhados.
A contenção fixa pode descolar de um dente e não ser percetível para o paciente quando se dá esse descolamento. Irá perceber quando o dente em causa começar a movimentar, o que já pode ser tarde para que este dente volte a sua posição anterior.
A contenção removível também pode necessitar de ajustes, pois pode estar larga e perder o seu efeito.
Afinal o que aconteceu para se mover o dente?
Pode existir mais que uma causa, por isso é importante agendar uma marcação de controlo de contenções ortodônticas, levá-las, para ser avaliada a causa do movimento e travar o seu movimento sempre que possível.
Tão importante como o tratamento é o acompanhamento!
O sucesso de um caso Ortodôntico não se resume ao final do tratamento, como também à sua manutenção, que começa logo nesse dia e é para se manter consoante a recomendação do ortodontista. Caso contrário, ao longo dos anos que seguem pode achar que foi em vão o seu esforço.
Para estes e outros casos do género, a Dental tem uma equipa especializada e sempre apta para dar resposta a qualquer tipo de problema ortodôntico.